09.08.17 - 18h32

PDI: Terminal Oeste será licitado nesta quinta-feira, às 15 horas

Será aberta às 15 horas desta quinta-feira (10), no Departamento de Compras da Prefeitura, a sessão de recebimento e abertura das propostas das empresas participantes da Licitação Pública Nacional (LPN nº 02/2017) para construção do Terminal Oeste, obra que integra o PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) que está em andamento no Município por meio do Contrato de Empréstimo nº 2.999 com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e que será executada na Avenida Brasil, próximo à Praça Vereador Luiz Picolli (Praça da Bíblia). O valor máximo estimado para a obra é de R$ 6.412.497,44.

Como as demais licitações do PDI, esta também difere dos processos que seguem a conhecida "Lei das Licitações", a Lei nº 8.666/93. Desta forma, o certame que definirá a empresa vencedora segue a "Política de Aquisições do BID GN 2349-9", que tem regime diferenciado do processo regido pela 8.666/93.

Assim, amanhã (10) será feita a leitura das propostas das empresas participantes, em caráter aberto e transmitido ao vivo como nos demais processos, mas apenas até a abertura dos envelopes, pois a análise detalhada da documentação será feita pela Comissão Especial de Licitação, em sessão reservada, seguindo o critério de confidencialidade exigido pelo BID, uma vez que a comissão deve observar se todas as exigências técnicas e documentais estabelecidas foram atendidas, para então declarar o vencedor.

Quatro terminais
O Terminal Oeste integra o Componente Transporte e Sistema Viário do PDI, que prevê quatro terminais de transporte coletivo:
- Terminal Nordeste, em execução no Bairro Brasmadeira, região norte da cidade, no lote 09/quadra 7 da Rua Gandhi.
- Terminal Leste, obra 100% executada na Rua Martin Afonso de Souza esquina com a Rua Maringá, no Bairro Pacaembu.
- Terminal Sudoeste, que será construído no Bairro Santa Cruz, ao lado do Estádio Olímpico e com previsão de publicação do edital no fim de agosto.