21.08.17 - 18h45

Looping de quadra: Ação educativa mobiliza órgãos de segurança

Com as mudanças implantadas na Avenida Brasil devido às obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) ficaram proibidas as conversões à esquerda nos cruzamentos, o que obriga os condutores a fazerem o looping de quadra para cruzar a via ou transitar na mesma, no sentido contrário, com maior conforto e segurança para veículos e pedestres. Visando à orientação adequada dos motoristas, uma ação educativa será realizada nesta quarta-feira (23), das 8 às 12 horas, nos 35 cruzamentos com a nova sinalização ao longo do principal corredor da cidade.

De acordo com o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, a ação contará com a parceria de diversos órgãos de segurança, como a PRF, PRE, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Cotrans (Comitê de Trânsito) e o Centro A (Associação dos CFC de Cascavel), que juntos disponibilizarão 70 homens para colocar nos cruzamentos, além de diveras viaturas, ajudando na orientação dos condutores. As autoridades representantes desses órgãos ficarão concentradas em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, num "QG" que também fornecerá orientações às pessoas que circulam pelo local.

Segundo Pelissaro, em alguns pontos como no cruzamento da Barão do Cerro Azul com a Brasil, na agência centro do Banco do Brasil; na Brasil com a Carlos Gomes, na mesma altura e na Brasil com a Salgado Filho ainda há bastante resistência dos motoristas no looping de quadra, o que leva à prática de várias infrações de trânsito na conversão à esquerda. "Nosso objetivo é orientar e conscientizar, pois num segundo momento as ações serão de fiscalização e punitivas".