11.09.17 - 16h45

Interior contabiliza mais de 800 quilômetros de estradas recuperadas

Agricultura trabalha para ampliar o Parque de Máquinas e acelerar ainda mais o programa de recuperação da malha viária rural

Prioridade permanente da administração Leonaldo Paranhos, o programa de recuperação de estradas rurais  já chegou nos sete distritos do Município, beneficiando moradores das mais diferentes localidades. De janeiro a início da setembro, a Secretaria de Agricultura contabiliza 836,81 quilômetros de estradas recuperadas no interior de Cascavel, com 658,76 quilômetros de patrolamento, 167,18 quilômetros de cascalhamento e 10,87 quilômetros de readequação (levantamento do leito da estrada), totalizando um investimento somente com manutenção de estradas e infraestrutura rural de R$ 4.996.784,00 no período. Os trabalhos não param.
"É bastante, mas ainda é pouco diante da extensão de estradas em Cascavel. Temos limitações no Parque de Máquinas, então trabalhamos com o que podemos, mas enquanto isso estamos viabilizando meios de ampliar o maquinário para poder acelerar nosso ritmo de trabalho e atingir as metas traçadas para o interior", avalia o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto.
Hoje o Município possui 4.561 propriedades rurais. Dessas, 70% são de médios, pequenos e miniprodutores e uma malha viária com 3.226 quilômetros de vias na zona rural, sendo 2.307 de estradas municipais e 919 de acessos a propriedades rurais. Com o maquinário próprio e recursos livres a Secretaria beneficiou os agricultores tanto com melhorias nos acessos às propriedades, por meio do Programa da Porteira pra Dentro (108,94 quilômetros ao todo), como nas estradas municipais nas mais diferentes localidades (727,87 quilômetros).

Além das estradas
Segundo o secretário, além do investimento nas estradas, a secretaria, nesses quase nove meses de governo, investiu ainda mais R$ 172.382,00 na construção de pontes, bueiros e outras melhorias no interior, e mais R$ 558 mil na aquisição de novos equipamentos.
Foi comprado um rolo compactador e um caminhão de abastecimento exclusivo para a frota da Agricultura durante os trabalhos no interior, no valor de R$ 302 mil. O novo caminhão foi equipado com tanque de 5 mil litros Bipartido para dois tipos de Óleo Diesel (S10 e S500); reservatórios de óleos lubrificantes, graxa, água, óleo usado e acessórios de segurança, atendendo às legislações de cargas perigosas do Denatran, do Contran, do InMetro, entre outros.
"Paralelamente, temos mais de R$ 2,2 milhões em projetos em andamento, com emendas parlamentares, para melhorar nossa frota e dar maior velocidade aos trabalhos", comemora Agassiz. O objetivo é licitar, ainda este ano, a aquisição de quatro motoniveladoras, uma retroescavadeira, uma retroescavadeira hidráulica e um rolo compactador", detalha o secretário.

Pedra irregular
Outra meta do governo Paranhos de ampliar a implantação de trechos com calçamento com pedra irregular nas estradas rurais também já está avançando. As primeiras licitações estão em andamento. Em fase de licitação estão 1.050 metros, no valor de R$ 350 mil, que beneficiarão a comunidade de Rio das Flores, em Juvinópolis, com pelo menos 80% dos recursos por meio de emendas parlamentares.
Outro trecho de 655 metros está em processo de licitação para o Distrito de Sede Alvorada, no valor de R$ 120 mil, também com emendas parlamentares. "Somente com apoio dos nossos deputados iremos conseguir avançar neste setor. Temos batalhado bastante para obter esses recursos e já estamos conseguindo avançar tanto na compra de equipamentos, como na melhoria das estradas, que é nossa grande meta", detalhou o secretário.

Convênio com Itaipu
Em Convênio com a Itaipu Binacional, por meio do Programa Cultivando Água Boa, vários serviços de readequação de estradas também já foram viabilizados este ano, no Distrito de Sede Alvorada. Hoje (12), por exemplo, as equipes estão trabalhando na Estrada São Martin, fazendo um serviço completo, com levantamento do leito da estrada. Também já receberam este mesmo serviço, no Distrito, as estradas Rio das Antas, Linha Kopenhagen e Linha Romanowski.