12.09.17 - 16h45

28º Festival de Dança entra hoje nas noites de competição

Aberto na noite de sábado (9) com a apresentação do Espetáculo “La Cena”, da G2 Cia de Dança do Balé Teatro Guaíra, o 28º Festival de Dança de Cascavel repercutiu bem domingo (10) com uma noite dedicada à cultura Ucraniana e seguiu exibindo diversos grupos de danças típicas na Noite Folclórica segunda-feira (11). Com apresentações gratuitas, agora as noites competitivas serão abertas hoje (12) com grupos infantis, reunindo seis equipes de dança, entre escolas e companhias, que apresentarão aproximadamente dez coreografias com crianças de seis a dez anos de idade.

Apresentações descentralizadas
Além das competições o Festival realiza apresentações descentralizadas, começando nesta quarta-feira (13) no Terminal Oeste às 12 horas; na sexta-feira (15) haverá apresentação na Rodoviária de Cascavel às 18 horas. Serão apresentações das academias que competem no Festival.
No sábado (16), às 14 horas, está marcada a batalha de Hip Hop no Lago Municipal, com Bboy Neguin - dançarino cascavelense de renome internacional que atuou com Madonna e tem trabalhos com o Cirque du Soleil.
Ainda no sábado, à noite, o público poderá prestigiar a primeira apresentação do espetáculo "Carmen", da Cia de Dança Balé Teatro Guaíra, com entrada franca, às 20 horas, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Oficinas
Evento que cresce a cada ano e tem como maior objetivo criar um espaço de intercâmbio entre dançarinos e também com o público de Cascavel e região, o Festival oferta durante a semana várias oficinas. Os links para inscrições estão disponíveis no https://www.facebook.com/semuccascavel/.

28 anos de Festival
O Festival de Dança de Cascavel chega este ano à 28ª edição com a intenção de transformar Cascavel na "Capital da Dança do Oeste do Paraná". A cidade é palco de inúmeras apresentações e ponto de encontro para bailarinos, coreógrafos e amantes da dança, proporcionando às academias e grupos de dança selecionados a oportunidade de mostrar seus trabalhos, tanto para a mostra de dança como para a competição.

O Festival de Dança reúne profissionais de várias regiões do País e tem foco principal na construção de conhecimento, na pedagogia e na formação dos bailarinos. Criado em 1989 com a proposta de abrir as portas para os bailarinos e movimentar o cenário da dança no Paraná, já trouxe para Cascavel grandes nomes da dança como Vladimir Karakulev, Ana Botafogo, Ballet de Boston (EUA), Ballet Bolshoi (da Rússia) e solistas do Stuttgart Ballet (da Alemanha), entre outros.

Para o diretor de Ação e Difusão Cultural, Luciano Biaggi, “este é um evento socializador que cria um espaço de intercâmbio e divulgação da arte da dança, intensificando sua prática nas formas mais amplas possíveis, o que torna um dos maiores desafios da 28ª edição do Festival de Dança de Cascavel”.