13.11.17 - 17h11

Tancredo Neves: consórcio oferece desconto superior a R$ 1,8 mi

Comissão Especial de Licitação tem agora até 15 dias para analisar toda a documentação e acervo técnico previsto nas exigências desta modalidade de licitação

Foi aberta na tarde desta segunda-feira (13) na sala de reuniões do terceiro piso do Paço Municipal e transmitida ao vivo pelas redes sociais, a LPN (Licitação Pública Nacional) 005/2017 para a execução das obras de reurbanização da Avenida Presidente Tancredo Neves. Com valor máximo estimado em R$ 14.741.060,53, o certame atraiu quatro participantes. O Consórcio Ecec–Diarc apresentou proposta de R$ 12.872.265,92 e desconto de R$ 1.868,794,61 em relação ao preço de referência do edital para reurbanizar a via que faz parte das últimas obras previstas no PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), que é realizado em Cascavel com recursos do BDI (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O prefeito Leonaldo Paranhos e o vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange acompanharam a abertura das propostas junto com Comissão Especial de Licitação, que tem agora um prazo máximo de 15 dias para analisar a documentação e o acervo apresentado pela empresa, conforme previsto para a próxima etapa do processo de licitação.
A exemplo dos demais certames que seguem a Política de Aquisições do BID GN 2349-9 - regime diferenciado do processo regido pela conhecida lei das licitações nacional, que é a Lei nº 8.666/93, esta também segue a política internacional, que é muito mais simples. Dessa forma, analisa-se a documentação apenas da empresa que apresentou o menor preço. "Agora a comissão vai analisar toda a proposta apresentada, observar se as exigências técnicas e documentais estabelecidas foram atendidas e, então, declarar a vencedora. Apenas em caso de não ter atendido às exigências é que segue-se para a segunda colocada no critério menor preço e assim sucessivamente", detalha o diretor do Departamento de Compras, Edson Zorek.

Prazos
Segundo o vice-prefeito Jorge Lange, o Município tem prazo até setembro do ano que vem para concluir as obras do PDI, uma vez que o contrato com o BDI encerra-se em dezembro de 2018. "Houve um pouco mais de demora na licitação da Tancredo porque foi necessário fazer algumas alterações no projeto, garantir novas travessias e contornos que não estavam previstos, assim como mudar o sentido para os ônibus interurbanos, entre outras modificações que demandaram mais tempo do que o previsto", detalhou.

Confira as propostas apresentadas hoje:
- Caravaggio Construtora Ltda - R$ 14.478.000,00
- Consórcio Ecec–Diarc - R$ 12.872.265,92.
- Consórcio Petrocon & Pauletto - R$ 14.147.455,47
- Pedreira Rio Quati Ltda R$ 14.004.991,97