14.11.17 - 20h25

66 metros de bolo garantem o tradicional "Parabéns a você" a Cascavel

Corte do bolo foi realizado no início da noite de hoje com bênção ecumênica paralelamente à realização da 38ª Expovel

Com um agradecimento dedicado às pessoas que trabalharam para assegurar a realização das festividades que marcaram hoje o aniversário de 66 anos de criação do Município de Cascavel, à imprensa "e à população que tem me ajudado com tanto empenho à administrar esta cidade tão promissora", o prefeito Leonaldo Paranhos puxou o tradicional "Parabéns a você" no início da noite de hoje (14) durante o corte do bolo de aniversário da cidade, no Parque de Exposições de Cascavel, que foi precedido de uma bênção ecumênica concedida pelo padre Gustavo e pelo pastor Daniel.

Uma guloseima gigantesca, que a cada ano cresce um pouco mais e quase tomou a rua principal do Parque este ano, paralelamente à 38ª edição da Expovel. Quando os 60 voluntários do Rotary Clube Cascavel Leste e da Secretaria de Cultura começaram a montar o bolo por volta das 15 horas, muita gente já começou a rodear as cercas para assistir aos trabalhos e já aguardar para saborear o doce. Foram 800 quilos degustados em menos de uma hora após a divisão das 7 mil fatias. "Uma alegria para nós que nos unimos todos os anos para fazer esta festa, com muitas doações", disse Meiri Cristiane Ferreira da Cunha, do Rotary.

O bolo começou a ser preparado sábado (11) na Panificadora Cristal. Para fazer as 220 massas de 60 cm x 40 cm que compuseram a totalidade do bolo foram necessários 150 quilos de açúcar, 250 quilos de farinha, 280 dúzias de ovos, 12 quilos de fermento em pó, 20 quilos de emulsificante, 100 litros de água, 80 quilos de recheio, 100 quilos de glacê e sete fardos de 2 litros de guaraná. "Uma parceria maravilhosa, que a cada ano atrai mais parceiros e que muito enobrece nossa cidade", disse o presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Adani Triches.

E o resultado só poderia ser aprovado. Edione de Cristo participou pelo terceiro ano da festa. "A cada ano o bolo fica mais saboroso", avaliou. Ela e o filho João, de 5 anos, ainda levaram uns pedaços para casa. "Meu marido não veio e não resisti. Pedi uma sacola numa loja e vou levar um pedaço para ele", contou. Ela não era a única. Várias pessoas pediram sacolinhas nas lojas da feira para levar um pouco do doce para continuar saboreando em casa. "Isso é bem comum. Os cidadãos aprovam esta festa, pois o bolo tem grande simbologia de aniversário e, este, sempre fica muito saboroso pois é feito com muito carinho", avaliou a dona de casa Gertrudes Batista, que todo ano participa do evento.

Mini Miss

Também durante a solenidade na Expovel o prefeito entregou à atual Mini Miss Universo, Isabelely Eduarda Plasse - que representa Cascavel mundo afora - o troféu de Miss Mirim como maior número de títulos em um ano. Somente em 2016 ela conquistou 11 títulos.