03.01.18 - 18h41

Roman faz primeira visita oficial de 2018 e reafirma parcerias

Parlamentar tem auxiliado a administração municipal articulando verbas federais para o esporte, saúde e infraestrutura urbana e rural

O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu hoje (3) a primeira visita oficial de 2018 do deputado federal Evandro Roman. Pela manhã o parlamentar - que tem garantido emendas para o esporte, a saúde e a infraestrutura urbana e rural e o meio ambiente - esteve no gabinete reafirmando a parceria com a administração para continuar garantindo recursos que visam à melhoria da qualidade de vida do cascavelense e, no período da tarde, visitou obras nos bairros com o prefeito e o vice, Jorge Lange e o vereador Carlinhos de Oliveira.

"O Evandro é nosso grande parceiro e articulador no governo federal, principalmente na área do esporte. Quero aqui destacar duas grandes conquistas, dentre tantas, que são a reforma do Centro Esportivo Ciro Nardi, com a pista de caminhada e a pista de atletismo, e a reforma do Ginásio da Neva", destacou Paranhos.

Somente na área de esportes estão em andamento em Cascavel a reforma do Centro Esportivo Ciro Nardi com emenda do deputado no valor de R$ 331.500,00 e contrapartida do Município de R$ 3,4 mil; a complementação de reforma e modernização da pista de atletismo com emenda de R$ 800 mil e contrapartida de R$ 9 mil; a reforma do Ginásio da Neva (emenda de R$ 319.870,38 e contrapartida de R$ 3,5 mil); a construção da quadra esportiva (campo sintético) do Bairro Floresta com emenda de R$ 243.750,00 e contrapartida no valor de R$ 2,5 mil e a implantação e modernização da quadra do Parque Verde no valor de R$ 271.051,95, com contrapartida de R$ 2,8 mil, totalizando mais de R$ 2,5 milhões nesse setor.

Políticas públicas para animais
O prefeito lembrou, ainda, que também para este ano que está iniciando o deputado garantiu apoio para consolidar em Cascavel o controle populacional de animais de rua, "que já conseguimos implantar no fim do ano passado e que avançaremos em 2018 com a liberação de dois Castramóveis".
Segundo Roman, no dia 29 de dezembro foi autorizada no Ministério das Cidades a liberação de recursos para dois Castramóveis para Cascavel, "luta do prefeito por meio de portaria diretamente ao ministro da Saúde [Ricardo Barros] e que agora reforçamos e nos foi autorizada".

Saúde em evidência
"Este ano o deputado também nos ajudou a avançar na área da saúde, que é uma das nossas prioridades, garantindo emendas que nos possibilitarão novas obras em 2018, como a reforma da UPA Brasília no valor de mais de R$ 2 milhões, que em breve será transferida para Hospital Jácomo Lunardeli, que recém-desapropriamos".

Exclusivamente para equipamentos destinados às três UPAs e aos CAEs (Centros Especializados) são mais de R$ 2 milhões que estão em fase de liberação; para a construção das novas UBS Cancelli e Los Angeles são mais R$ 2 milhões. As obras estão em fase de licitação dos projetos complementares e custarão R$ 1,9 milhão cada uma, com contrapartida de R$ 860 mil cada do Município.
Roman também garantiu emenda para a obra da UBS Neva, que será licitada dia 22 de janeiro (R$ 512 mil + contrapartida de R$ 918 mil) e para das USF Guarujá (R$ 512 mil + contrapartida de R$ 1,3 milhão); UBS Rio do Salto ( R$ 408 mil + contrapartida de R$ 492 mil); UBS Colmeia (R$ 249 mil + contrapartida de R$ 550 mil), todas em fase de licitação dos projetos complementares.

Infraestrutura
O deputado também tem atuado de forma positiva na cidade e no campo. Hoje ele foi junto com o prefeito e o vice Jorge Lange conferir o resultado da emenda destinada ao recape de vias no Bairro Floresta, onde falta apenas a sinalização para a entrega das obras. Os moradores, como contou seo Augusto Cardoso, aguardavam havia mais de 35 anos pela benfeitoria. "Quando compramos era a pedra irregular, mas no contrato a promessa era de que viria o asfalto. Demorou mas chegou. Agora sim ficou bom".

Como contaram as moradoras Ana da Silva e a dona Leontina Peteresen, "agora sim a gente não tropeça mais na rua. A espera acabou e a vida, agora, é outra. Só falta sinalizar para ficar 100%".

No local foram investidos mais de R$ 979 mil, que segundo o deputado e o prefeito trazem qualidade de vida aos moradores e valorização aos imóveis, além do fim do barro e da poeira, além de acessibilidade e mobilidade.