Notícias

 05.01.18 - 14h52

Número de autuações por embriaguez ao volante cresce quase 90% em 2017

O número de motoristas autuados por embriaguez ao volante subiu quase 90% na cidade de Cascavel no último ano. Dados da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) mostram que entre janeiro e dezembro de 2017 foram 213 autuações, contra 122 no mesmo período de 2016.

A realidade aponta para os riscos da combinação entre álcool e direção. Segundo o SOT (Setor de Operações de Trânsito), nesse ano que passou a fiscalização teve de ser intensificada devido ao aumento de condutores flagrados dirigindo sobre o efeito de bebida alcoólica.

"Agentes de trânsito e a equipe de Educação da Cettrans têm reforçado os trabalhos de fiscalização e as ações educativas, visando ao combate do hábito de alguns condutores que ingerem bebidas alcoólicas e continuam insistindo no erro de dirigir em seguida, buscando reforçar as ações de conscientização e de humanização do nosso trânsito", detalha o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro.

A partir das abordagens, em 2016 foram encaminhados para a delegacia 54 autuados. Já nesse ano que passou, a Cettrans encaminhou 103 autuados por embriaguez ao volante.
Como consta no Art. 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), caso o etilômetro (bafômetro) apresente 0,33 mg de ar expelido pelos pulmões, o infrator deverá pagar uma multa no valor de R$ 2.934,70, que é considerada infração gravíssima, e terá a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por 12 meses. Será encaminhado para a delegacia e responderá por crime de trânsito, além da autuação e a suspensão do direito de dirigir.

De acordo com Pelissaro, a prática de ingestão de álcool e direção é uma das principais causas de acidentes de trânsito, resultando em vítimas graves e óbitos. Isso reforça a necessidade da existência de uma fiscalização eficiente para que esta ação irresponsável praticada, seja combatida de forma rigorosa.

 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

» Notícias Mais Acessadas