12.01.18 - 15h42

Prefeito e equipe avaliam dispositivo de monitoramento sanguíneo

O prefeito Leonaldo Paranhos, junto com o secretário de Saúde Rubens Griep, da diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Luciana Cavalli, e do presidente da Fundetec, Alcione Gomes, recebeu hoje (12) a equipe da Cnoga Medical, representante nacional do MTX matrix, um software de monitoramento de sangue não invasivo, de hemodinâmica continua e do gás sanguíneo leve e portátil que oferece a possibilidade a unidades de saúde e serviços médicos de realizar 18 exames em pacientes em apenas 90 segundos. O representante do produto israelense, Fábio Ramos, demonstrou as potencialidades do dispositivo no próprio prefeito, que solicitou uma proposta formal para a Secretaria de Saúde.

Segundo Ramos, hoje no Brasil algumas prefeituras como a de Campina Grande-SP e Santo Amaro da Imperatriz (SC) já estão investindo no equipamento, que é fornecido em regime de comodato. A tecnologia baseia-se na fotografia tecidual em tempo real, aliada a um algoritmo matemático que permite analisar mais de 14 parâmetros biológicos diferentes em segundos. "É possível verificar no paciente em sala de espera o pulso, a pressão sanguínea, a pressão arterial, a viscosidade sanguínea, a contagem de hemácias, a hemoglobina, entre outros parâmetros, permitindo um amplo monitoramento e gestão de doenças, de forma rápida e precisa".