Notícias

 18.01.18 - 15h49

Saúde confirma 1º LirAa para dias 22, 23 e 24 de janeiro

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, confirmou nesta tarde (18) a nova programação para a realização do 1º ciclo do LirAa de 2018, que agora ficou agendado para a próxima semana, com realização prevista para os dias 22 (segunda), 23 (terça) e 24 (quarta). Cancelado esta semana devido ao excesso de chuvas, o Levantamento Rápido do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti abrangerá pelo menos 4.291 imóveis da cidade.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, caso esteja chovendo na segunda-feira (22) pela manhã as atividades serão iniciadas no período da tarde. "Caso o tempo permaneça nessa condição (chuva), iniciaremos na terça.
Durante a realização do LirAa é realizado técnica de pesquisa larvária, com coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Assim, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente, por isso é indispensável a colaboração da população visitada para o sucesso do trabalho dos agentes.

O LirAa é realizado quatro vezes ao ano e é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no Município. "A partir desses dados o Controle de Endemias programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco", detalha Beatriz.

Resultados de 2017
1º LirAa: 9 a 11 de janeiro - 1,7% de infestação, com médio risco de epidemia.
2º LirAa: 10 a 12 de abril - 3,2%, com médio risco de epidemia.
3º LirAa: 17 a 20 de julho - 0% de infestação, com baixo risco de epidemia.
4º LirAa: 23 a 25 de outubro - 0,7% de infestação, com baixo risco de epidemia.

 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

» Notícias Mais Acessadas