06.02.18 - 16h18

Paranhos recepciona governador e vice-governadora no Show Rural 2018

Prefeito também participou hoje de cerimônia no Banco do Brasil e de entrevista coletiva que reuniu autoridades no evento da Coopavel

O prefeito Leonaldo Paranhos recepcionou neste segundo dia de Show Rural Coopavel 2018 o governador do Paraná, Beto Richa, e a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti, que ao lado de vários secretários de Estado, deputados federais, prefeitos de várias regiões, entre outras autoridades, prestigiaram a feira hoje e ressaltaram a importância do evento para todo o Brasil.

Um dos primeiros compromissos ocorreu ainda pela manhã, no estande do Banco do Brasil. Junto com o superintendente estadual do BB, Marcelo Palhano, e de vários diretores da instituição, Paranhos e as demais autoridades prestigiaram a homologação de termos de contratos de financiamento com clientes e beneficiários do Programa Trator Solidário e da entrega de quatro tratores e duas colhedoras a produtores rurais da região que aderiram ao programa.

Paranhos reafirmou, no pronunciamento, que "nossa presença no evento não é apenas para acompanhar e aplaudir o Show Rural, mas como foi também no ano passado, como uma forma de reconhecimento desta importante fatia da nossa produção, pois Cascavel e o Paraná são referência para o Brasil e para o mundo. Exemplo disso ocorreu ontem [5, com o lançamento da marca de sementes Brevant, da DowDupont] quando duas multinacionais que lançaram aqui uma nova marca de sementes, que terá, no cenário mundial, uma repercussão muito grande. Aqui, nós decidimos fazer a nossa parte, desde o primeiro dia de governo, pois o Poder Público precisa reconhecer e facilitar a vida do empresário e do produtor rural", disse o prefeito, reafirmando o compromisso lançado no Show Rural 2017 de implantar 200 quilômetros de estradas com pedras irregulares nos quatro anos e, por meio de parceria com a Itaipu, de investir R$ 26 milhões para o interior em vias de licitação. "Também estamos levando segurança e proteção ao homem do campo. É um reconhecimento. Estamos tratando a área rural como cidade, com mesmo atendimento em toda as áreas", disse o prefeito, que também reivindicou, por meio do BB, uma parceria com linha de crédito especial para as estradas rurais.

O governador Beto Richa lembrou que o Trator Solidário é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em parceria com agentes financeiros para atender a pequena propriedade com o financiamento de tratores, colhedora de grãos e implementos agrícolas e que, para este ano, há uma previsão de aplicar até R$ 108,5 milhões para aquisição de equipamentos. "Desde que implantamos o projeto, que envolve também o Instituto Emater, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Agência de Fomento do Paraná, já liberamos 9.813 unidades, perfazendo mais de R$ 540 milhões em investimentos".

Palhano, do Banco do Brasil, disse que a instituição há 200 anos é parceira de quem trabalha e que ela sempre garantiu destaque especial ao agronegócio e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, falou da tecnologia como um instrumento gerador de riquezas.

Coletiva
Após o evento no BB, Paranhos e demais autoridades seguiram para uma coletiva de imprensa no setor administrativo do Show Rural, que contou também com a presença do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, que homenageou Dilvo Grolli pela contribuição na implantação da Rondônia Rural Show, que segundo ele é "uma cópia do Show Rural, numa região colonizada por muitos cascavelenses e paranaenses e que muito nos orgulha".

Na sequência, o grupo também se reuniu na Amop, com os prefeitos da região, e participou de várias entrevistas a veículos de comunicação.