08.02.18 - 16h05

Prefeito reafirma compromisso com produtor ao recepcionar ministro Blairo Maggi

Ministro da Agricultura e dezenas de autoridades do cenário político nacional visitaram hoje o quarto dia de Show Rural

"É o maior investimento que Cascavel já registrou em estradas rurais ao longo de sua história e que anunciamos aqui neste mesmo evento no ano passado, que agora começa a se tornar realidade, pois acreditamos que nossa presença não é apenas para aplaudir ou aparecer nas fotos. O Poder Público tem de fazer a parte dele e nós queremos tratar o campo com a mesma prioridade da cidade, pois quando se quer, é possível fazer as coisas", disse nesta manhã (8) o prefeito Leonaldo Paranhos durante a recepção ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que junto com dezenas de autoridades nacionais participou do Show Rural Coopavel 2018.

Paranhos reafirmou o compromisso da administração municipal com o produtor rural citando o investimento de R$ 26 milhões que está sendo iniciado no interior de Cascavel, com parceria por meio da Itaipu Nacional, durante mais uma cerimônia no estande do Banco do Brasil na feira, depois de recepcionar o ministro no aeroporto municipal e seguir com ele até o evento, onde a comitiva começou a agenda no BB.

"Respeitamos tanto o Banco do Brasil, que um secretário nosso veio deste Banco", continuou o prefeito, citando o funcionário de carreira aposentado do BB, Renato Segalla que está à frente da Secretaria de Finanças desde março do ano passado e também o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, responsável pela manutenção das estradas rurais, que serão as principais beneficiadas com os investimentos em andamento. As licitações dos primeiros trechos, incluindo parte de pedras poliédricas, com mais de R$ 6 milhões previstos, estão agendadas para o início de março.

O ministro lembrou que "ocupamos apenas 9% do território nacional com produção agrícola e, ainda assim, produzimos 1,6 bilhão de toneladas de produtos que são transportados de um lado para o outro do País, o que faz deste o maior negócio que o Brasil tem". Reafirmou que o Brasil é referência em agricultura e questões ambientais e, por isso, "temos obrigação de fazer a política agrícola, pois o agricultor já faz a parte dele, preservando áreas, sem receber nada por isso".

Ainda segundo Maggi, um dos maiores desafios do País é encontrar fórmulas para estancar a contínua redução de renda dos agricultores. Disse que trouxe ao evento "a palavra de agradecimento do presidente Michel Temer a todos os que produzem e que tem conversado em ele na tentativa de barrar propostas de alterações na Lei Kandir. “Caso mudanças ocorram, isso custará caro às exportações, à economia e ao cerne do segmento responsável por tirar o Brasil da sua mais profunda e duradoura crise econômica”, disse, acrescentando que em relação ao Plano Safra, o dinheiro público deve sim estar nas mãos do Ministério da Agricultura e Pecuária, mas que a decisão de como, onde e com que prazo investi-lo deve considerar o diálogo entre técnicos da pasta e agricultores.

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, hoje 1/3 da carteira de crédito do Banco vem do agronegócio, com presença em 97% dos municípios brasileiros com carteira creditícia. Somente no Show Rural, a expectativa é de liberar até amanhã (9), último dia de feira, de R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões em operações. Parte deste valor foi homologado hoje, na presença do ministro e das demais autoridades com a liberação de recursos a projetos de implantação de plantas solares.

Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, a presença do ministro e do Banco do Brasil na feira confirmam o sucesso do evento, que tem estimativa de público para estes cinco dias de 250 mil visitantes nesta 30ª edição. Ele lembrou que a primeira feira começou com 15 expositores e apenas uma agência bancária, o Banco do Brasil. E hoje chegou à casa dos 530 expositores e o BB continua sendo líder em operações no evento.