12.03.18 - 18h15

Território IV alcança pelo menos 1,5 mil moradores no fim de semana

Ações e atividades com a população continuam de forma intensa até sexta e, paralelamente, são intensificadas melhorias por todos os lados

Um verdadeiro festival de envolvimento cidadão, cumprindo o real propósito. Assim foi o primeiro fim de semana no Território IV, na região sul da cidade, instalado sexta-feira (9) no Bairro Guarujá e com abrangência também do 14 de Novembro, do Sol Nascente, do Quebec, e de outros loteamentos daquela região com ações que vão desde o lazer, a cultura e o esporte, até a promoção da saúde, a cidadania e às melhorias na estrutura do bairro, "tudo visando a um sentimento de pertencimento das pessoas ao local onde vivem, criam os filhos e convivem com os vizinhos, parentes e amigos, para uma melhor qualidade de vida", frisou nesta tarde (12) o gestor territorial José Carlos da Costa.

O "Cocão" foi conferir de perto o início de algumas melhorias ajustadas ainda na sexta-feira (9), quando o prefeito Leonaldo Paranhos passou boa parte do dia despachando no gabinete descentralizado que funciona das 8h30 às 17h30, na sede do Território IV. No mesmo local, Paranhos voltará a despachar na tarde desta quarta-feira (14), assim como vários secretários municipais. Até lá, uma assessoria acolhe as demandas da comunidade e as remete ao prefeito.
Nessas três dias as famílias que residem na região de abrangência do Território recém-implantado puderam participar de várias ações, como as de lazer proporcionadas pelo Expresso Brincalhão, com atividades principalmente pelas crianças no minibasquete, minivolei, xadrez gigante, tênis de mesa e brinquedos infláveis; no Ônibus Biblioteca, que oferece a pessoas de várias idades acesso ao espaço da leitura lúdica, no qual se incentiva o gosto pela literatura por meio de fantoches e de atividades culturais, que também foram desenvolvidas no palco livre do Território, levando muita música, dança e alegria ao local.

Paralelamente, no salão comunitário os atendimentos sociais avançaram. Assistentes sociais e psicólogos receberam demandas do Cadastro Único e emissão de RG; a Agência do Trabalhador oportunizou vagas de emprego; parceiros da Uopeccan encaminharam mamografias e a equipe do Comboio da Saúde aferiu pressão arterial e fez exames odontológicos rápidos; parceiros do Exército e da Economia Solidária também marcaram presença, assim como a Defesa Civil e o Procon com as respectivas orientações. "No domingo levamos várias famílias, com o ônibus do Território, para prestigiarem a Feira do Teatro, pela manhã, e à tarde, para participar do Domingão do Calçadão, descentralizando as atividades", detalhou o coordenador executivo do Território Cidadão, Ailton Lima.

E vem mais por aí!
Uma agenda extensa de atividades continua no Território IV até sexta-feira (16). Além da manutenção das ações já realizadas, na quarta-feira (14), às 14 horas, será realizada uma palestra sobre "Pertencimento", de forma descentralizada, no Salão da Igreja Católica do Bairro 14 de Novembro. Moradores de todas as localidades envolvidas podem participar, gratuitamente.
Na sexta-feira (16), a partir das 14 horas, serão realizadas atividades culturais no palco do Território e, à noite, a partir das 19 horas, um torneio nas quadras poliesportivas irá movimentar a comunidade. Até lá, as quadras serão totalmente revitalizadas. Hoje começou a troca de areia da quadra de vôlei e a quadra sintética também será revitalizada, assim com o ginásio de esportes, tudo em parceria com a comunidade.

Demais melhorias
Desde o período de sensibilização para implantação do Território e, agora com intensificação dos trabalhos, as ruas do bairro já dão sinais de um novo tempo. A sinalização horizontal está avançada, assim como a pintura de meio-fio, instalação de placas, troca de lâmpadas, o conserto do parque infantil, que são as ações emergenciais que podem ser solucionadas de imediato. Hoje o caminhão hidrojateador começou a limpeza de bocas-de-lobo. Uma delas a pedido do prefeito Leonaldo Paranhos em frente à Capela Mortuária do Bairro Guarujá, que devido aos constantes depósitos de areia de pessoas que fazem obras no cemitério, está obstruída.

No local o presidente da Acesc, Beto Guilherme, e o gestor territorial José Carlos da Costa, o Cocão -, junto com vários servidores da Secretaria de Obras - definiram o início das melhorais solicitadas pelo prefeito na sexta-feira. Será feito o recape da Rua dos Cravos, esquina com a Avenida Gralha Azul; a implantação de floreiras no muro do cemitério, assim como a reinstalação da lixeira. "Para evitar este problema novamente iremos proibir a colocação de material de construção neste local", disse Guilherme, que também iniciou hoje a medição da Capela Mortuária, visando a um projeto para reformas e já definiu a instalação de um muro que fará a divisão do Cemitério Jardim da Saudade e Cristo Redentor, assim como a drenagem no Cristo Redentor.

"É apenas o início das melhorias, pois temos uma demanda de quase 500 solicitações feitas pela comunidade, que foram entregues às referidas secretarias e que serão atendidas conforme o cronograma de cada um delas e de acordo com o orçamento", detalhou Cocão.