Notícias

 16.04.18 - 11h37

Começou hoje e segue até quarta o 2º Ciclo do LirAa em Cascavel

População pode colaborar recebendo as equipes mesmo que os imóveis tenham sido visitados recentemente

Começou hoje (16) e continua até quarta-feira (18) o 2º Ciclo do LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) realizado pela Secretaria de Saúde em dez estratos. Todos os agentes de Controle de Endemias estão envolvidos nesta ação que apresenta, de maneira rápida e segura, os índices de infestação larvários do mosquito. Pelo menos 4.297 imóveis serão visitados nestes três dias de ação.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, os quarteirões sorteados estão distribuídos em 105 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município, mas em uma quantidade específica de domicílios. "Pedimos que as pessoas colaborem, abrindo os imóveis para que os agentes possam fazer as inspeções e realizar os trabalhos da melhor maneira possível, mesmo que já tenham sido visitados rotineiramente e recentemente".

Ela explica que durante a realização do LirAa é realizada técnica de pesquisa larvária, ou seja, são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada extrato.

Por isso, mesmo que os imóveis que foram visitados recentemente serão inspecionados novamente.

É a partir desses dados que a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, programa as ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.
 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

» Notícias Mais Acessadas