14.05.18 - 15h17

Semana Municipal de Combate à Violência tem ampla programação até sexta

O ponto alto da semana fica para quinta-feira (17), quando será realizado o XVI Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cascavel, na Unipar

Aberta hoje (14) com várias atividades e palestras descentralizadas na Apae, Apofilab, Guarda Mirim, FAG e no Recanto da Criança, a Semana Municipal de Combate à Violência contra Criança e Adolescente promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o CMCDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) continua até sexta-feira (18) com uma ampla programação.
Durante toda a semana o CIEE desenvolverá discussões com os adolescentes aprendizes com o tema “Enfrentamento à Violência” mediada pela assistente social que compõe a equipe multidisciplinar do Programa de Aprendizagem para Adolescentes, utilizando slides e material da Campanha do Estado do Paraná “Não Engula o Choro”.

E a Secretaria de Saúde, durante a semana, nas Unidades Básicas, realizará atividades nas salas de espera e trabalhos em grupos com pacientes, utilizando também o material da Campanha "Não Engula o Choro".

Terça-feira (15)
Para esta terça-feira (15) estão programadas, pela manhã, no Cemic, o Jogo da Igualdade e das Diferenças, na sala do grupo The Friends e Democraticamente; caça-palavras e atividades complementares sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) na sala dos Grupos Kids e Velozes e a cruzadinha gigante do ECA na sala de Brinquedoteca.

Pela manhã e também no período da tarde, na Guarda Mirim, haverá Oficina de Design de Sobrancelhas; Oficina de Desenho; Sala de Jogos e Oficina Cultural; Na FAG, no período da tarde, será realizada uma discussão com os adolescentes aprendizes do Programa de Aprendizagem, com o tema “Direitos da Criança e do Adolescente em consonância com as metas do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Lei Municipal nº 6.588/2016 e o ECA”.

Quarta-feira (16)
Na programação de quarta-feira (17) estão atividades no período da manhã no Recanto da Criança. Às 10 horas haverá palestra para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e aos funcionários com o tema “Violações de direitos e direitos e deveres das crianças e adolescentes.

Neste dia a Secretaria de Saúde realiza nos dois períodos (manhã e tarde) nas Unidades Básicas de Saúde o "Dia D” Contra a Violência de Crianças e Adolescentes.

A Guarda Mirim realiza na quarta, pela manhã e à tarde Oficina de Jogos e Oficina de Arte e Vida; a FAG, também nos dois períodos, promove uma discussão com os adolescentes aprendizes do Programa de Aprendizagem sobre os “Direitos da Criança e do Adolescente em consonância com as metas do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Lei Municipal nº 6.588/2016 e o ECA”;

O Cemic, na quarta-feira, realiza das 13h30 às 15h30, uma atividade socioeducativa com as famílias com o tema “O ECA - direitos e deveres de crianças e adolescentes”;

A Apae, a Apofilab e a Secesp (Secretaria de Cultura e Esportes) realizam às 15 horas a apresentação cultural da peça “Menino Maluquinho, Conhecendo seus Direitos e Deveres”;

E a ASA (Abusados Sexualmente Anônimos), com apoio da Unipar, realiza às 18h30 no Anfiteatro da Unipar a palestra “Abuso Sexual”, com a nadadora Joanna Maranhão, atleta olímpica, medalhista nos Jogos Pan-Americanos, em campeonatos mundiais e nas Olimpíadas. A entrada equivale a 1kg de alimento não perecível, que será revertido em prol da Chácara O Caminho.

Fórum Municipal na quinta-feira (17)
Para quinta-feira, a programação ficará concentrada no Anfiteatro da Unipar Cascavel, das 13h30 às 17 horas, para a realização do XVI Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cascavel.

O evento é uma forma de marcar em nossa cidade o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que desde a instituição da Lei Federal nº 9.970 é lembrado a cada 18 de maio.

O Fórum é aberto a todos os públicos interessados em ampliar o debate e a prevenção, em especial aos profissionais que atuam diretamente com crianças, adolescentes e familiares. O objetivo é ampliar o debate em torno do assunto e envolver agentes na rede de proteção.

Confira a programação
13h - Credenciamento
13h30 - Abertura Oficial
13h40 - Apresentação Cultural
14h00 - Palestra: "Violência sexual contra crianças e adolescentes: a prevenção como estratégia de enfrentamento" - Palestrante: Andrea Martelli, doutora em Educação.
16h15 - Debate
17h - Encerramento

Palestra na Guarda Mirim
Neste mesmo dia, às 19 horas, a Guarda Mirim recebe a palestra da assistente social Marilu Chaves Catusso, do Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar do Município de
Cascavel, que falará sobre "Evasão Escolar e o Direito à Escola”.

Sexta-feira (18)

Para encerrar a semana, a programação de sexta-feira (18) será realizada também de forma descentralizada. No Recanto da Criança, às 10 horas, haverá oficina de confecção de cartazes sobre a temática “Violência contra crianças e adolescentes”, com a participação de crianças e adolescentes;

Na Guarda Mirim haverá, pela manhã e à tarde, Oficina da Memória; Oficina da Alimentação Saudável e Ginástica Multifuncional.

Na FAG, pela manhã e à tarde, haverá novamente discussão com os adolescentes aprendizes do Programa de Aprendizagem com o tema “Direitos da Criança e do Adolescente em consonância com as metas do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Lei Municipal no 6.588/2016 e o ECA”.