17.05.18 - 08h58

Formação continuada organiza o acervo para contação de histórias infantis

Monitores de biblioteca, auxiliares e professores da hora-atividade participaram de mais uma etapa de formação continuada no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Municipal de Cascavel), que foi marcada por muita dedicação e criatividade. Um dos objetivos foi organizar o acervo de recursos lúdicos para as atividades de contação de histórias nas bibliotecas da rede municipal de ensino. Para isso, foram apresentados 30 diferentes trabalhos com adaptação de obras e a produção de materiais para docentes.

O acervo conta com recursos para se trabalhar com as crianças clássicos como Cinderela, Branca de Neve, Rapuzel; a verdadeira história dos Três Porquinhos, além de histórias de escritores renomados brasileiros como Tatiana Belinki, Mary França, Elias José, Bia Villela, entre outros.

"Também há recursos para se trabalhar com teatro, música, jogos vinculados às histórias e poemas", detalha a secretária de Educação, Márcia Baldini. Segundo ela, junto com o recurso lúdico, houve a preocupação de anexar um plano de leitura, indicando encaminhamentos posteriores para o fechamento da atividade.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Escolar, Cilmara Cecatto Sachete, o material será agora todo catalogado, registrado e disponibilizado para empréstimo já partir do mês de junho pelas escolas. Todo o material fica disponível na Biblioteca do Professor no Ceavel. "Nos próximos dias será divulgada a relação de todas as histórias, com imagens dos recursos, o que facilitará o planejamento das atividades de leitura nas bibliotecas escolares".