04.06.18 - 11h57

Dia Mundial do Meio Ambiente tem ampla programação em Cascavel

Semear-Preservar-Evoluir é o tripé da programação que será realizada amanhã no Teatro Municipal; na quarta (6) tem recolhimento de lixo eletrônico em vários pontos da cidade

A cada 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar a data este ano em nossa cidade a 17ª Conferência Municipal enfocará o tripé "Semear-Preservar-Evoluir", com uma ampla programação que terá abertura oficial às 8h30 desta terça-feira (5), no Teatro Municipal Sefrin Filho.
Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, junto com o Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente), a programação desta terça (5) reserva três palestras no período da manhã e oficinas práticas no período da tarde. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no local do evento, a partir das 8 horas. O evento é aberto a estudantes de todos os níveis, profissionais que atuam na área ambiental e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente.

A primeira palestra será ministrada pelo engenheiro da Sema, Elmo Rowe Júnior, que falará sobre "Produção de energia a partir de resíduos urbanos". Na sequência, o engenheiro Luciano Rodrigues Penido, da Sanepar de Curitiba, falará sobre "Sustentabilidade das águas" e, para fechar a programação da manhã, o capitão Sinque, do Corpo de Bombeiros, abordará o tema "Gestão de acidentes com resíduos perigosos".

De acordo com o coordenador do evento, José Luiz Ferreira, ainda neste dia 5, no período da tarde, serão realizadas três oficinas práticas, sendo duas delas visitas técnicas, ambas com saída às 14 horas, do Teatro Municipal:
- Destino 1 - visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto Norte e Estação de Tratamento de Água da Sanepar;
- Destino 2 visita técnica ao Aterro Sanitário Municipal e à Cooperativa de Reciclagem Cootacar.
- Às 14h30 será realizado, no estacionamento do Teatro, um simulado de acidente com resíduos perigosos.

Entrega de lixo eletrônico na quarta-feira (6)
Dando continuidade à programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sema fará o recebimento de lixo eletrônico em seis pontos da cidade na quarta-feira (6), das 9 às 16h30. Na ocasião haverá distribuição de mudas de árvores e materiais do Programa Cidade Limpa e lixo car.
Trata-se de mais uma oportunidade para que a população faça a destinação correta de computadores, celulares, teclados, televisores, mouses, aparelhos telefônicos, eletrodomésticos de pequeno porte, impressoras, videogames, rádios, aparelhos de ar condicionado, câmeras, máquinas fotográficas, enfim, esses equipamento que caíram no esquecimento, estão em desuso e acumulando espaço em casa.

Confira os pontos de entrega de lixo eletrônico:
- Unioeste - hall de entrada
- FAG - hall de entrada