Notícias

 08.06.18 - 16h45

Contra a gripe: com prorrogação, Cascavel atinge 93% de cobertura vacinal

A chegada do frio e uma esticada no prazo para quem ainda não havia buscado a proteção vacinal contra a gripe fez com que a cobertura vacinal em Cascavel na Campanha Nacional contra a Influenza 2018 desse um salto nessa semana, atingindo 93,26% entre o público-alvo, totalizando desde o dia 23 de abril 79.907 doses aplicadas até o meio-dia de hoje (8). Nos últimos dias antes da prorrogação pelo Ministério da Saúde, nossa cobertura ainda estava em 63,24%, com imunização de apenas 40.691 pessoas.

Segundo os dados extraídos do SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde e divulgados nesta tarde (8) pela coordenação do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a meta para a cidade foi alcançada, embora a vacinação continue na próxima semana, até sexta-feira (15). "Ressaltamos, no entanto, que não conseguimos ainda alcançar a meta de imunizar o grupo das crianças, o qual ainda está abaixo das expectativas", lembra a coordenadora do programa, Cristina Carnaval.

Grupo das crianças atinge 54%
De acordo com a meta do Ministério da Saúde, Cascavel tem 18.866 crianças na faixa etária entre seis meses a cinco anos para imunizar, mas até hoje só vacinou contra a gripe 10.745, o que corresponde a 54%.

Idosos superam
Já os idosos, como é tradição, estão no grupo com maior adesão à campanha, passando dos 100% de cobertura. Foram imunizados 29.452 pessoas acima de 60 anos, totalizando 112% de procura.

Demais grupos
Entre os demais grupos prioritários, foram imunizados 2.000 gestantes; 13.974 trabalhadores da área da saúde; 413 puérperas; 47 indígenas; 1.421 integrantes da população privada de liberdade; 724 funcionários do sistema prisional; 3.855 professores. Fora do grupo prioritário estão outros 15.241 imunizados por comorbidades (doenças crônicas comprovadas) e 2.036 sem comorbidades.

Vacinação na próxima semana
A campanha nacional foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o Brasil. Quem ainda não buscou a proteção tem até a próxima sexta-feira para se vacinar contra a gripe. A prorrogação é apenas para os grupos prioritários previstos desde o início da Campanha Nacional. A vacina está disponível nas unidades de saúde, nos bairros, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Quem pode receber a vacina
Têm direito à vacina pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores da área de saúde; professores das redes pública e privada (com apresentação de declaração assinada pelo diretor); mulheres gestantes e puérperas; indígenas; pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas); profissionais do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (necessária comprovação médica).

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

» Notícias Mais Acessadas