12.06.18 - 16h11

"O legado do Território Cidadão não pode ser passageiro"

Floresta e bairros vizinhos integram a sétima região da cidade a receber este novo conceito de organização territorial

"O legado do Território Cidadão não pode ser passageiro mas, de fato, aproximar o poder público das pessoas", reafirmou hoje (12) no Bairro Floresta, o prefeito Leonaldo Paranhos durante a cerimônia de implantação do Território Cidadão VII. A ação de governo começou oficialmente nesta manhã, embora os trabalhos no bairro e loteamentos vizinhos venham ocorrendo há várias semanas, visando à melhoria na qualidade de vida de uma população estimada em 27 mil pessoas.

"É falar, agir e vir aqui e fazer e deixar ações concretas, que mudem a vida dos cidadãos", complementou o chefe do Executivo, que recebeu diversas autoridades para o ato, vários deles parceiros como o Exército Brasileiro, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que além de sempre prestigiar os eventos do Território com a presença da Banda, também disponibiliza estrutura de atendimento aos cidadãos com a Aciso (Ação Cívico-Social), que por meio da equipe de saúde realiza testes de glicemia para medir a taxa de açúcar no sangue, e também aferição da pressão arterial. Dependendo dos resultados obtidos nos exames, as pessoas são encaminhadas para a unidade de saúde para dar início ao tratamento necessário. "Para nós é sempre uma satisfação participar de eventos como estes, pois podemos colaborar com esta grande ação de aproximação com a comunidade, servindo", enfatizou o general Robert Alexandre Eickhoff, comandante da 15ª BIMtz.

Já o gerente regional do Sicoob CredCapital, Edmilson Pinto de Góes, anunciou aos moradores que, até o fim deste ano, a comunidade da região norte receberá a instalação da oitava agência da instituição.

Apoio
O deputado federal Nelson Padovani também prestigiou o ato e lembrou o quanto a região norte da cidade representa para Cascavel e é merecedora desta relevante atenção. "Quanto maior é o bairro, maiores são os problemas, então sabemos que aqui as demandas são crescentes, mas também sabemos o quanto a prefeitura está trabalhando para atendê-las. E estamos juntos nesta parceria, pois sabemos que as crianças que hoje aqui estão talvez não entendam o que significa este Território, mas elas sentirão os efeitos dele na melhoria da escola, da unidade de saúde, das ruas sinalizadas e de tantas outras obras que estão chegando com ele".

Mudanças que para o presidente da Associação de Moradores, José Ternoski, representam apenas o início de uma grande conquista da comunidade, "uma vez que o Território tem que continuar, pois precisamos deste apoio da prefeitura, pois sozinhos não conseguimos caminhar".

Representando o Legislativo no evento - que levou para o ato o vice-presidente da Câmara, Rômulo Quintino e os vereadores Alécio Espínola, Pedro Sampaio, Josué de Souza, Jaime Vasatta, Olavo Santos, Celso Dal Mollin, Sidney Mazutti - o vereador Carlinhos de Oliveira, morador daquela região, disse que "somos cobrados diariamente de ações do Executivo e do Legislativo e esta é uma oportunidade única de ter os Poderes próximos das necessidades da população".

Visitas
Após a cerimônia de instalação do TC, o prefeito Leonaldo Paranhos permaneceu no Floresta e visitou a Escola Municipal Anibal Lopes, que passa por reformas e também o Cmei Izidio Domingues de Oliveira, que necessita de melhorias.
Acompanhado da equipe do TC, o prefeito conferiu os trabalhos ue estão sendo realizados no Calçadão do Floresta, viu de perto a ação desenvolvida por grafiteiros nos muros e as demais melhorias em andamento.
O muro foi todo pintado e a praça revitalizada com ajardinamento e paisagismo.

Sobre o TC
O Território Cidadão traz um novo conceito de organização territorial da cidade, que permite aos cidadãos terem pertinho de casa acesso à saúde facilitada, educação de qualidade, incentivo ao meio ambiente e à agricultura urbana, cultura e tantos outros serviços públicos como emissão de documentos, participação em cursos e encaminhamento a vagas de emprego, "favorecendo ouvir a comunidade, atender reivindicações e fazer os encaminhamentos necessários", como reforçou o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa.
Além disso, o Território é local para prática de esporte, lazer e diversão para todas as idades, por isso uma vasta programação foi prevista e já está sendo desenvolvida com a comunidade, beneficiando também os moradores dos bairros Brasília I e II, Consolata, Clarito e loteamentos próximos, até sexta-feira (15).

"O bairro que nós queremos tem de partir de nós", orientou o pastor José Freitas, que concedeu a bênção durante a implantação do Território nesta manhã.

Demais atendimentos
A Unipas Capelania está oferecendo corte de cabelo e designer de sobrancelhas aos moradores. Basta chegar nas barracas instaladas no TC.
Para as crianças, a Secesp (Secretaria de Cultura e Esportes) colocou à disposição uma série de brinquedos como cama elástica, tênis de mesa, xadrez gigante, entre outras.
O programa da Economia Solidária comercializa artesanato e alimentos, como pães, bolachas, doces e salgados.

Festa Junina
Várias atrações estão reservadas para esta quarta-feira (13) no Território Cidadão, dentre elas a Festa Junina Inclusiva da Secretaria de Assistência Social, organizada pela Residência Inclusiva, com início às 14 horas.

Gabinete Cidadão

Também nesta quarta-feira (13) o prefeito e todo secretariado atenderão a comunidade no denominado Gabinete Aberto, a partir das 19h30, na sede do Território, localizado na Avenida dos Papagaios, esquina com a Rua Condor, ao lado do Salão Comunitário do bairro.