Notícias

 13.06.18 - 11h51

Indústria de alimentos recebe certificado Sisbi no Bairro São Cristóvão

Município que continuou liderando a geração de empregos no Paraná no mês de maio, Cascavel certificou hoje (13) mais uma indústria de alimentos no Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que faz parte do Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir segurança alimentar.

Com isso, a Gimores Alimentos, instalada no Bairro São Cristóvão, pode ultrapassar os limites do território municipal e expandir o comércio para todo o País, conforme destacaram o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, que entregaram a certificação nesta manhã aos proprietários junto com a equipe de técnicos da Seagri. O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Soares de Andrade, também participou do ato. "Nossa cidade segue na contramão da crise e da realidade de muitos municípios, porque é organizada. Temos avançado e crescido em vários setores e este, é um deles. Esta empresa, por exemplo, está levando o nome da cidade a vários cantos do Brasil, gerando emprego e renda", enfatizou Paranhos. 

De acordo com o médico veterinário responsável pela certificação, João Carlos Koehler, da Secretaria de Agricultura, desde o ano de 2017 todas as empresas que produzem e comercializam produtos de origem animal precisam contar com o registro no Serviço de Inspeção. Até então, a Gimores, por exemplo, não precisava deste certificado, mas visando à expansão de mercado, foi a primeira de Cascavel a buscar a regularização, adequando as instalações físicas da indústria de acordo com as normas vigentes e investimento também em novos equipamentos, o que possibilitará abertura de novos mercados e ampliação da produção e geração de empregos a curto e médio prazos.

A especialista em Comércio Exterior Ana Paula Mores, que junto com o empresário Antônio Gimenes implantou a indústria que nasceu tímida em 2011 como empresa de fundo de quintal, relata que a empresa familiar conta com mais cinco funcionários e só tende a crescer. Começou com um produto apenas e vendas locais e hoje já está presente em 400 municípios. Além de quase todas as cidades do Paraná, produtos como o torresmo, salgadinhos, pipoca doce, a pururuca, a batata frita e o torresmo in natura já estão entrando em municípios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. O próximo mercado a ingressar é o Estado do Pará.

Hoje Cascavel conta com oito indústrias certificadas no Sisbi, três certificadas a partir de 2017, e 90 no SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que garante a certificação para quem comercializa no âmbito do Município. Nossa cidade foi a primeira do Estado, ainda em 2011, a oferecer o Serviço, “condição que poucos municípios o Brasil tem”, segundo Agassiz. "Trabalhamos para agilizar este processo junto ao Ministério da Agricultura, acompanhando toda a adequação das indústrias, para que os empresários tenham a condição de oferecer produtos de qualidade no mercado nacional", destacou o secretário.

 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

» Notícias Mais Acessadas