14.06.18 - 12h01

Copa: por unanimidade, diretores de Cmeis decidem pela manutenção do Decreto

Com a decisão de hoje, Cmeis e escolas continuam tendo expediente reduzido durante os jogos da Seleção Brasileira, conforme já havia sido anunciado à comunidade

Diante dos questionamentos feitos nas mídias sociais nos últimos dias sobre o atendimento principalmente dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel devido ao Decreto 14.185, de 24 de abril de 2018 - que define horário especial de funcionamento do serviço público municipal durante os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo 2018 - o prefeito Leonaldo Paranhos convocou reunião especial nesta manhã (14) com os diretores de todos os Cmeis no Paço Municipal. Por unanimidade, o grupo decidiu pela manutenção do Decreto, que prevê expediente reduzido nas unidades educacionais nos dias de jogos, o que foi acatado pelo chefe do Executivo.

Durante a reunião da qual participaram também a secretária de Educação, Márcia Baldini; o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, e a diretora e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Vanilse Silva Schenfert, os diretores deixaram claro que entendem que o Cmei não pode ter regulação diferenciada da escola, uma vez que ele não tem caráter assistencial e, sim, educacional. Por isso, como o decreto foi feito com bastante antecedência, já realizam assembleias com a comunidade escolar, visando à organização dos pais e dos funcionários.

A grande maioria relatou que, apesar de não ter encontrado barreiras diante da medida administrativa, ainda assim colocou a unidade escolar à disposição dos pais que possam ter dificuldade de alterar a rotina da criança nesses dias. Também disseram que alguns pais solicitaram para deixar a criança o dia todo em casa, para evitar o transtorno do ir e vir. A realidade em cada comunidade está sendo analisada caso a caso pelos diretores.

"Convocamos este encontro porque eu mesmo recebi muitas mensagens até mesmo de professores, preocupados com os ataques a eles nas mídias sociais. Então nunca é tarde para reavaliar medidas; a melhor decisão é a coletiva", explicou o prefeito.

Confira como fica

Dia 22 de junho - sexta-feira - Jogo às 9 horas.
Unidades educacionais (Escolas e Cmeis): funcionarão com expediente reduzido, com dispensa dos trabalhos no período matutino (manhã), retornando com expediente normal no período vespertino (tarde), às 12 horas.

Unidades de saúde - permanecerão com expediente normal, ficando mantido os mesmos horários de funcionamento já praticados pelas unidades.

Repartições em geral: expediente reduzido para 6 horas, em horário especial, das 12 às 18 horas.

Dia 27 de junho - quarta-feira - jogo às 15 horas
Unidades educacionais (Escolas e Cmeis): funcionarão com expediente reduzido, sendo normal no período da manhã, com dispensa do expediente vespertino (tarde) às 14h30.

Repartições em geral: expediente reduzido para 6 horas, em horário especial, das 8 às 14 horas.

*Obs: para que prevaleça a isonomia entre os servidores do quadro funcional, no que se refere ao cumprimento da jornada de trabalho dos dias 22 e 27, o saldo de horas não trabalhadas serão descontada do banco de horas ou lançadas para reposição futura dentro do prazo de 12 meses.