10.07.18 - 16h31

Meio Ambiente alerta para cuidados com "Onça Parda"

Na manhã desta terça-feira (10),  ao abrirem os portões do Parque Ecológico do Lago Municipal de Cascavel, guardas patrimoniais avistaram um felino de grande porte, semelhante a uma “Onça Parda”. Apesar de não terem sido feitos registros fotográficos, o relato dos servidores foi suficiente para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente emitir alerta de precaução à população que frenquenta o Lago Municipal.
De acordo com o secretário Romulo Quintino, esta espécie de felino tem hábitos noturnos e “o alerta é para que até que seja descartada ou confirmada a presença deste animal, que a população evite frequentar o lago após as 18h”. De acordo com Quintino, a equipe do Meio Ambiente, sob a orientação do médico-veterinário Ilair Detoni, está empenhando esforços para localizar e, em caso de confirmação, capturar o animal. O secretário lembra ainda que Cascavel está localizada em um “corredor ambiental” e a presença de felinos oriundos do Parque Nacional do Iguaçu pode ser considerado um “fato natural”.
Detoni explica ainda que o ataque de Orça Parda a humanos é “extremamente raro” e que o felino se alimenta de roedores de médio e pequeno porte.