10.08.18 - 21h10

MAC recebe "Arte Sustentável" e "Pinturas de Nercival"

Prefeito prestigiou esta noite a abertura das exposições que podem ser conferidas até o dia 14 de setembro

"Temos uma cidade heterogênea, com vários valores, e até então uma política de deixar a cultura de lado na primeira crise. Estamos mudando este conceito e avançando alguns passos, fazendo aportes financeiros e envolvendo a classe artística nas nossas discussões. É um recomeço de um setor que estava esquecido e que, agora, conta também com todos vocês para continuar avançando", frisou esta noite o prefeito Leonaldo Paranhos, ao prestigiar no MAC (Museu de Artes de Cascavel), a abertura de duas importantes exposições de artistas renomados.

Até o dia 14 de setembro os visitantes poderão apreciar a sensibilidade e a sutileza expressos nos trabalhos do artista Luiz Nakasoni, na exposição intitulada "Arte Sustentável"; e igualmente nas Pinturas Nercival, de Nercival Cezar Mendes da Rosa. As exposições são gratuitas e podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, no MAC.

Na ocasião, também foi lançado o catálogo do "Panorama das Artes Visuais de Cascavel - 2017", contemplando os artistas que marcaram a retomada da exposição ano passado num verdadeiro portfólio, "uma reivindicação antiga da classe artística, que agora também será um grande canal de comunicação dos nossos trabalhos", detalhou o secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli.

De acordo com ele, o Panorama da Artes, que neste ano ganhou ainda mais notoriedade a partir da edição do ano passado, "vem frutificando e consolidando o trabalho das artes visuais, agora com uma classe de artistas que apoia e entende que o governo municipal, de fato, incentiva a arte e os esportes em nossa cidade".

Visita sensorial monitorada
Com um trabalho feito com materiais reutilizáveis e totalmente sensorial, o artista Luiz Nakasoni tornou acessível a exposição esta noite, recepcionando das 17h30 até um pouco antes da abertura oficial, pessoas cegas e deficientes visuais para uma visita monitorada à exposição dele. O artista explicou detalhadamente as obras, que podem ser tocadas, uma vez que a maioria delas contam com relevos e camadas que podem ser sentidas e diferenciadas pelo toque. As obras também contam com etiquetas em braille para a leitura dos visitantes com deficiência.

"Há muito esperava por esta oportunidade em Cascavel e agora com a seleção pelo Panorama das Artes foi possível trazer esta experiência para esta cidade; tivemos sucesso no Ecomuseu de Itaipu com experiência semelhante entre 2015 e 2016 e hoje vejo estas obras coloridas e chamativas pelos olhos que chegam a Cascavel também e que podem ser vistas pelo toque das mãos, fazendo seus visitantes viajarem pelos contornos e formas da minha arte", comemora o artista.

Visite o MAC
O MAC fica ao lado Colégio Marista na Rua Mato Grosso, 2909, anexo à Biblioteca Pública Municipal. A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (45) 3902-1370.